5 erros que todo Fotógrafo já cometeu.

Se você é fotógrafo há bastante tempo ou está ingressando na fotografia, você provavelmente já cometeu ou comete esses erros. Aqui você vai encontrar dicas valiosas para corrigir esses erros e melhorar sua fotografia.
5-erros-que-todo-fotografo-ja-cometeu

Se você é fotógrafo há bastante tempo ou está ingressando na fotografia, você provavelmente já cometeu ou comete esses erros. Hoje lhe darei dicas valiosas para corrigir esses erros e melhorar sua fotografia.

Fala galera de boa?

Você sabia que todo fotógrafo já cometeu algum erro em relação a composição da imagem, ao posicionamento do(a) cliente e até a escolha do horário para fotografar?

Erros como esses são mais comuns do que parecem e até grandes fotógrafos acabam cometendo esses erros ás vezes.

Mas com as dicas que lhe darei hoje, esses erros não prejudicarão mais a sua fotografia.

E vamos á eles:

Primeiro Erro: Posicionar o(a) cliente muito perto de árvores.

O primeiro erro está ligado diretamente a textura que alguns objetos da cena podem ter.

A textura da árvore por exemplo, é um pouco desagradável para a foto, por acabar chamando muita atenção e tirando o foco principal da sua imagem, fazendo uma mistura de informações e tornando a sua foto até um pouco amadora.

Minha recomendação é que você fuja das árvores enquanto não souber compor com uma. Se fotos em ambientes arbóreos é o que você deseja, aqui vai uma dica para compor com árvores: Posicione o(a) seu(sua) cliente um pouco afastado(a), como ao lado da árvore, ou bem à frente dela.

Assim você aproveita o objeto da cena mas não permite que ele tome muita atenção.

5 erros que todo fotografo ja cometeu
ERRADO: Veja que na imagem a modelo fica totalmente encostada na árvore, com a mão apoiada nela, trazendo todo o foco para o objeto e tornando a foto até desagradável visualmente
CERTO: Nessa imagem aparecem árvores que se encontram bem ao fundo e aos arredores mas nenhuma compete com meu assunto principal, pois a forma como eu posicionei a modelo fez com que elas se tornassem apenas parte da paisagem.

Segundo Erro: Não observar o Background, o que está no fundo da sua imagem.

Esse muitas vezes não dá para se livrar de um background poluído, pois sempre depende muito do local que você está fotografando.

Um ambiente muito poluído pode modificar severamente o contexto de sua foto, fazendo com que sua imagem não fique boa.

Existem algumas lentes que desfocam bastante o fundo da imagem e elas podem lhe ajudar, mas se você puder procurar um ambiente menos poluído, sem muita informação, sem nada que vá competir com a(o) seu(sua) cliente, vai tornar se muito mais fácil conseguir uma boa foto.

Fotografia com um background limpo, sem poluição

Terceiro Erro: Comprar um flash, sem saber como usá-lo e usar sem necessidade.
Não é ruim você querer ter um flash, mas muitos fotógrafos iniciantes pensam que precisam de um flash para melhorar suas fotos, mas não sabem como utilizá-lo e acabam usando em momentos que não existe a necessidade, como onde existe uma luz ambiente muito bonita, a luz está totalmente favorável e a pessoa acaba usando o flash, tirando assim a oportunidade de uma ótima fotografia.


Existe outro problema também envolvendo o uso do flash que é o fato de você ficar muito limitado, por exemplo, se você quer fazer disparos contínuos o flash Speed Light não vai conseguir dar conta dependendo da quantidade de disparos da sua câmera e da carga que você vai colocar no flash. Então você acaba ficando um pouco limitado para fazer fotos espontâneas ou fotos dinâmicas. Minha recomendação é que você domine primeiro o uso da luz natural, para depois comprar um flash.


Mas se você é um fotógrafo que trabalha com eventos, é quase que obrigatório você ter um flash, pois geralmente os eventos são no período da noite e corre o risco do ambiente não ter uma boa iluminação, nesse caso você realmente precisa de um flash.


Quando faço meus ensaios uso muito a meu favor a iluminação ambiente, quando utilizo um flash, mesclo entre a luz natural e a luz artificial fazendo assim com que minhas fotos fiquem com um aspecto muito bonito.

Mescla entre a luz natural e a luz artificial
Luz natural e luz artificial usadas em conjunto

Quarto Erro: Não saber a diferença entre Flash e Led e não saber mesclar os dois.


Muitas pessoas me perguntam se devem comprar um Flash ou comprar um Led, mas são duas coisas totalmente diferentes e não é porque você tem um Led que você vai abrir mão de um Flash e vice-versa. Os dois equipamentos são importantes e cada um faz o seu trabalho muito bem.

A vantagem de usar um Led é que se eu utilizo um Led, eu posso ver o resultado na hora, eu vou saber em tempo real exatamente como minha iluminação vai ficar na foto. Já com o Flash eu tenho que calcular a carga do Flash, o ISO, a velocidade, a abertura e com a soma disso vou ter o resultado final da minha foto. Mas o que eu posso fazer e uso bastante, é mesclar a luz do Flash e usá-la como luz principal, com a do Led e usar o Led como luz de recorte, ou de preenchimento e também usar a luz natural a meu favor. Usar o Flash e o Led vai te dar muitas possibilidades.

Efeito da Luz do Led e do Flash usadas juntas

Quinto erro: Não escolher o melhor horário para fotografar
Escolha bem o horário para fotografar pois horários como 9:00, 10:00, 14:00 horas muitas das vezes não possuem luzes muito bonitas, dá para fazer boas fotos sim, mas se você optar pelos horários do nascer do sol e do por do sol onde possuem as luzes mais bonitas do dia, suas fotos ficarão incríveis. Essa luz não tem erro, ela possui uma tonalidade dourada que deixa qualquer foto incrível, e você pode conseguir essa luz ao amanhecer ou no finalzinho da tarde. Eu opto por começar meus ensaios sempre 2 horas antes do pôr do sol que para mim é o horário perfeito.

Escolher o melhor horário para fotografar vai lhe dar fotos como essa , com cores lindas, observe o dourado no cabelo da modelo, um belo trabalho.

DICA BÔNUS⭐️ Todas as fotos desse post foram editadas com meus presets de Lightroom e se você deseja obter resultados como estes é só clicar no link abaixo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no reddit
Reddit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bruno Oliveira
FOTÓGRAFO E EDITOR

Sou Fotógrafo e Professor de Edição de fotos, me destaquei no mercado da fotografia através da edição de imagens, isso me tornou referência dentro e fora do Brasil!

Meu canal do Youtube (Bruno fotos) e meu Instagram (@_Brunofotos) já ultrapassam 100k de pessoas que estão transformando suas fotografias através das minhas dicas!

Receba dicas incríveis
por e-mail, se inscreve aí!

© Copyright 2021 | Bruno Fotos

Política De Privacidade

Termos de Uso

CNPJ: 32.577.807/0001-88

Este site não faz parte da plataforma ou da empresa Facebook. Além disso, esse site não é endossado pelo Facebook em qualquer aspecto.

ATENÇÃO: o suporte é feito via e-mail brunooliveirafotos@gmail.com ou via mensagens no WhatsApp (85) 98224-2732. 

Para atender você como uma maior qualidade, nós não oferecemos suporte em outras plataformas e não atendemos ligações.

Receba dicas incríveis por e-mail, se inscreve aí!

© Copyright 2021 | Bruno Fotos

 

Política De Privacidade

Termos de Uso

 

CNPJ: 32.577.807/0001-88

Este site não faz parte da plataforma ou da empresa Facebook. Além disso, esse site não é endossado pelo Facebook em qualquer aspecto.

ATENÇÃO: o suporte é feito via e-mail brunooliveirafotos@gmail.com ou via mensagens no WhatsApp (85) 98224-2732. 

Para atender você como uma maior qualidade, nós não oferecemos suporte em outras plataformas e não atendemos ligações.